American Pit Bull Terrier



O American Pit Bull Terrier em geral é um cão brincalhão, nobre, inteligente, muito trabalhador, estando sempre a tentar agradar o seu dono. É um cão com um nível muito grande de tolerância, sobretudo a crianças, pois a sua resistência fá-lo suportar sem esforço os puxões e as outras traquinices levadas a cabo pelos mais pequenos. Por isso, é um cão ideal para toda a família, que desfruta com as brincadeiras, com os passeios e acima de tudo com o convívio. Simplesmente, o seu proprietário deve ter mão firme (no sentido de não ceder aos seus caprichos e insistir nos exercícios de obediência) durante a sua educação, para que se desenvolva correctamente e seja um animal sociável.

É um cão que se distingue pelo seu carácter, pela sua tenacidade, força, resistência, agilidade, persistência, insensibilidade à dor e esplêndida saúde ao longo da sua vida. Cheio de entusiasmo, tem muita vivacidade e gosta de agradar, por isso hoje ocupa um lugar entre os animais de companhia, tendo um papel cada vez mais importante como cão de companhia. Também é utilizado como cão de utilidade, ou seja é utilizado em terapias de pessoas com deficiências mentais e motoras. A sua aptidão para o exercício é um facto inigualável e por isso é um excelente cão de trabalho. Existem provas especificas para o American Pit Bull Terrier, como o arraste de peso (weight pulling), em que exemplares desta raça com 20 quilos chegam a puxar 2350Kg, e a prova de presa (hungine dog), que são uma demonstração prática da força, tenacidade e resistência desta raça. Também tem demonstrado excelentes resultados em provas de Agility, uma vez que tem grande aptidão para eventos e performance, graças ao seu alto grau de inteligência e à agilidade e vontade de trabalhar. Nas provas de Shutzhund (cão de protecção) tem igualmente um bom desempenho.

Apesar de não ser um cão de guarda por natureza, pode ser treinado para esse fim, mas por ser extremamente amigável, mesmo com desconhecidos, nunca o poderá ser na plenitude do conceito. Mas atenção, a sua dedicação ao dono e a vontade natural de o proteger fazem do APBT um cão de defesa pessoal, por excelência. A sua determinação fará com que defenda o seu dono de qualquer ameaça, sob quaisquer circunstâncias, nem que para isso tenha de pôr em risco a sua própria vida. A raça é ainda utilizada por corpos policiais e por equipas de segurança, tendo grande incidência como cão de salvamento (rescue dog), principalmente nos EUA e no México, país este com alta actividade sísmica, onde acompanha equipas na remoção de pessoas dos escombros.

É também um cão de caça maior (catch dog) – em espacial ao javali -, actividade em que é utilizado em vários países, principalmente nos EUA em Espanha e na Austrália. Como se pode ver o APBT pode executar uma grande variedade de trabalhos.

Ainda é importante lembrar que o American Pit Bull Terrier é um cão pacífico e obediente. Os cachorros não nascem agressivos. Se bem educados, pode tornar-se num dos maiores prazeres de qualquer família, sendo um animal sociável e extremamente fiel aos seus donos cães descontrolados, são frutos da ignorância – ou má fé de seus donos. É importante lembrar que frequentemente são construídos mitos em torno de certas raças. Já foram vítimas o Dobermann, o Rottweiler, Boxer e diversas outras raças de cães de guarda. Nos meios de comunicação, ressalta-se sempre a ameaça que o cão e a sua raça representam, frequentemente deixando-se de enfatizar a imaturidade, a ignorância e a irresponsabilidade dos donos.
 
KADOSH PIT | by TNB ©2010